Bodas e A MINHA primeira boda!

O termo “boda” se originou a partir do latim “vota“, que significa “promessa”. Assim,

boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural – bodas – e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento.

A cada ano, a fim de renovarmos as promessas que fizemos, celebramos as bodas!

A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50.

Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes, e quanto mais tempo de casado, maior é o valor do material, que vai do mais frágil ao mais resistente.

O primeiro ano é o papel, material com um significado enorme, representando o início de tudo, no papel em branco você escreve e pinta o que quiser, remete a individualidade do casal se descobrindo e traçando seus planos, metas e futuro. A vida tomará o rumo que o casal der, terá as marcas que o casal dobrar. Ao mesmo tempo, o papel é um material bem frágil que pode facilmente se decompor com a ação de agentes externos.

Não existe regra para celebrar e renovar os votos com um ano de casados, mas, como ainda é um período de lua de mel, de conhecimento e crescimento, o ideal é um jantar mais intimista, com velas e flores, deixando as grandes comemorações para bodas que (tradicionalmente) exigem mais pessoas como bodas de zinco, prata, ouro, diamante…

Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas. Segue abaixo uma listinha:

1º ano: Bodas de papel
2º ano: Bodas de algodão
3º ano: Bodas de trigo ou couro
4º ano: Bodas de flores e frutas 
5º ano: Bodas de Madeira ou ferro
6º ano: Bodas de açúcar ou perfume
7º ano: Bodas de latão ou lã
8º ano: Bodas de barro ou papoula
9º ano: Bodas de cerâmica ou vime
10º ano: Bodas de estanho ou zinco
11º ano: Bodas de aço
12º ano: Bodas de seda ou ônix
13º ano: Bodas de linho ou renda
14º ano: Bodas de marfim
15º ano: Bodas de cristal
20º ano: Bodas de porcelana
25º ano: Bodas de prata
30º ano: Bodas de pérola
35º ano: Bodas de coral
40º ano: Bodas de esmeralda
45º ano: Bodas de rubi
50º ano: Bodas de ouro
55º ano: Bodas de ametista
60º ano: Bodas de diamante
65º ano: Bodas de platina
75º ano: Bodas de brilhante